domingo, 18 de novembro de 2018

FORTALEZA MOSTRA A FORÇA DO FUTEBOL NORDESTINO



Vamos falar de Série B? Por que não? Tenho visto jogos da Série B bem superiores aos da Série A. Não vejo demérito no futebol que tem sido jogado pelo próprio Fortaleza, campeão, por Avaí e pelo próprio CSA. A direção do clube Cearense apostou pesado em 2018. Trouxe o carisma e experiência como jogador de Rogério Ceni, que embora calouro na função, teve um índice de acerto estupendo. A equipe, em 38 rodadas, permaneceu 36 na liderança, mostrando a incontestável superioridade sobre os demais adversários.

É uma equipe de outro planeta? Joga um futebol de gala? Não. Longe disso. Mas, dentro da realidade atual do futebol brasileiro, sua comissão técnica acertou nas contratações, montando um time certinho, coeso e com um planejamento altamente profissional. A equipe não chegou a ter  destaques de alto nível. Uma equipe equilibrada, bem distribuída em campo, que fez da regularidade a tônica de seu jogo. Sabendo que o centroavante Gustavo é um bom jogador, de time de ponta, seria injusto destacá-lo individualmente. É como disse: Fortaleza foi um todo. Foi um todo até nas arquibancadas, com um show da torcida, lotando por várias vezes o Castelão. E fazendo do jogo que coroou o título, um momento inesquecível para o torcedor que não se cansa de comemorar com toda justiça e razão. Fazendo uma festa de gala e bem brasileira no Nordeste.

Vamos aguardar os próximos classificados. Já temos o Goiás na Série A também, time que considero indefectível. Normalmente não tem força de chegada, dificilmente você o vê nas finais de algum campeonato, mas em compensação, vê-lo na Série B como esse ano não é comum. Sabe utilizar bem o Estádio Mané Garrincha. Os outros cotados para vaga são CSA, Avaí e Ponte Preta. Não vejo favoritismo e nenhuma fumacinha de surpresa entre eles. Torço que mais uma equipe do Nordeste se classifique, assim como o próprio Ceará, na Série A, não caia para B. Para que tenhamos um clássico que lembre por algum momento os estádios lotados e alguma emoção dos Fla x Flu que víamos no passado e não vemos mais.

Uma breve nota sobre a Série A: o Palmeiras só não ganha se não quiser. O troféu está a sua disposição há algumas rodadas. Lembro que os últimos campeões brasileiros, todos eles, tinham a melhor situação financeira que todos os outros. Mas não é por essa razão hoje que o Palmeiras tem a melhor equipe do campeonato ao lado do Cruzeiro, a meu ver. Tem o melhor elenco e a liderença de Felipão veio na hora certa para exercer o que ele melhor sabe fazer sobre uma equipe. Manter o comando e a união de seus jogadores.

Até semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário