sexta-feira, 23 de novembro de 2012

"DESOBEDIÊNCIA" CUSTOU CARO




















Quem lê meu Blog sabe que eu já havia dito que Mano Menezes não tinha capacidade para ser técnico da seleção brasileira. Principalmente de uma Copa do Mundo, no Brasil, que eu volto a frisar, é diferente de todas. Por sua história e por ser no país do futebol. Além de protagonizar coisas muito sérias na direção do time, algo como ter o mesmo empresário de alguns de seus comandados. É mole?

Ocorre que Mano parece que desobedeceu a esse negócio que chamam de comando da CBF, que eu prefiro chamar de membros de uma seita com fins lucrativos. Ganhou essa Copinha fajuta aí, contra a Argentina. Ou seja: venceu uma competição. Ê, vencer é tudo que o pessoal da seita não admite! O desempenho da seleção nos últimos jogos havia melhorado um pouco. Essa combinação foi fatal.

Claro que vocês podem desconsiderar a relação da demissão do Mano. Foi gozação mesmo. Não teria outro sentido responder com seriedade uma atitude incoerente e suspeita. Quanto tempo tiveram para demiti-lo? Por que o fizeram agora? Por que o fizeram desta forma? Enfim, mil perguntas, né? Que até os mais leigos no futebol farão. A resposta, talvez o tempo, bem lá pra frente, traga. Quem sabe depois da perda da Copa do Mundo.

Eu cheguei a suspeitar, por alguns momentos, que algo viria por aí ainda este ano. Como os jogos da seleção brasileira são transmitidos pela Globo, obviamente acompanho os comentários do Casagrande e as locuções do Galvão. E ultimamente, mudaram de estilo. Há uns jogos atrás, a crítica comia solta, o que não é padrão Global. Primeiro que para chegar no cargo, tem que agradá-los. Eu já disse aqui que quem manda na CBF tem que ser do agrado da Globo. Depois, se por um aborto da natureza chegar no cargo e não corresponder, eles se encarregam de detoná-lo. Algo parecido como fizeram com Dunga, durante a Copa de 2010. Que, aliás, hoje prova que estava certo. Apesar dos erros que cometia, caímos no jogo contra a Holanda quando fazíamos grande partida e o Julio Cesar fora infeliz no choque com o desastrado Felipe Melo. Mas, se vocês lembram bem, Dunga disse não a exclusividade de entrevistas para a Globo. Assinou sua sentença, é claro.

Provavelmente, vejam bem, provavelmente, pelo tempo de espera e estilo da manobra, se é que é possível adivinhar manobra de cartolas, ainda mais desse nível, deve vir o “genial” Tite por aí. E quando penso, me vem a súplica na cabeça: “valha me Deus! Deus nos livre e nos guarde!”

Sobre Tite, seria demais para mim ficar aqui comparando-o com o Mano. Meu coração não suportaria. Mas cabe a sugestão, tirem Paulinho e Ralf do Corinthians e vejam o resultado. Vejam a história desse treinador no futebol brasileiro. E imaginem se ele não trabalhasse em São Paulo e no Corinthians. Fosse técnico, digamos, do Botafogo, do RJ. Teria chance?

Na verdade, isso é um desrespeito ao futebol brasileiro. Maior que a própria permanência do Mano.

Paciência, o torcedor brasileiro leva sempre aquele lema: sou brasileiro e não desisto nunca. Quem dera ele pudesse acrescentar mais um: sou brasileiro, mas não sou otário! Cansei de acreditar!

Vamos conferir os desdobramentos nos próximos capítulos. Até porque, as coisas andam meio esquisitas no país nesses últimos meses.


Até!



2 comentários:

  1. Falou e disse! É por aí mesmo... concordo em gênero, número e grau!

    Parabéns pela análise.

    Será que podemos esperar o Muricy? Particularmente prefiro o Ney Franco, que jamais deveria ter sido retirado do comando da seleção sub-20 e vou além... teríamos ganhado a medalha de ouro em Londres!

    ResponderExcluir
  2. Concordo totalmente com o texto, mas ficam as dúvidas mesmo. Mano teve muitos resultados ruins e foi demitido só agora quando a seleção estava melhorando? Faltam 3 jogos pra Copa das Confederações no Brasil e não temos um técnico. Tem treta aí e espero MUITO que não seja o Tite.

    Bom, vamos ver se dá pra voltar a torcer pra seleção brasileira. Espero o Felipão aí.

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir