domingo, 24 de agosto de 2014

SENHORES TORCEDORES: QUEM VOCÊS PENSAM QUE SÃO?




















... Quem sabe nós, eu me incluo como torcedor, sejamos os responsáveis pela fama de vocês, por suas prováveis independências financeiras, por grande parte de suas consagrações e conquistas, quando existem, no Brasil e no mundo? Somos aqueles que há muitos e muitos anos entrávamos apertados nos ônibus, nos trens (muita gente pedindo dinheiro emprestado), pagávamos naquele bilhetinho de papel impresso o que hoje talvez corresponda a uns 5 ou 10 reais, no máximo, de entrada em uma arquibancada, ou menos ainda em uma geral, espremidos, experimentando os sabores de emoções máximas, debaixo de chuva, de sol, correndo riscos de toda sorte, brigando por vocês, torcendo por vocês, chorando e rindo por vocês. Dando ao futebol a expressão que ele ainda não tinha e a fama que faz com que hoje ele seja o produto carro chefe do mercado brasileiro. Aquele que atrai milhões nas mídias impressas e eletrônicas. O que propicia negócios e salários jamais condizentes com o futebol que vocês demonstram em campo.

Muitos de nós demos a vocês um destaque bem maior do que mereciam. Vimos vários jogadores superiores a vocês morrerem de fome ou de outras doenças por falta de recursos financeiros. Nenhum deles beijava escudo ou se recusava a jogar contra o ex-time quando negociado. Nenhum deles se dava ao luxo de simular contusões. Nenhum deles se dava ao luxo de desprezar uma convocação para a seleção brasileira. E uma vez nela, faziam o possível e o impossível, mesmo diante de empecilhos que os impedissem de mostrar seu bom futebol. Na saída dos estádios, ninguém precisava virar carro de ninguém, porque nem todos tinham carro. E quando isso acontecia, em desgraça com a massa, o ex-astro já estava com um pé fora do clube. Quem sabe o caso do Flamengo, por exemplo, há meses, e/ou outras ocasiões, pressionados pela agressividade de sua torcida e tamanho, não tenha evitado o pior no destino do clube?

O apoio que a torcida do Fluminense dá a você, Fred, e tem dado a vocês, jogadores, tem um crédito muito superior ao que vocês dão em troca. Respeitar a torcida, em qualquer situação, é mandamento número 1 de qualquer jogador de futebol. É evidente que ameaças físicas e agressões são deploráveis. E, em alguns casos, injustas por parte de torcedores que não vão com a cara deste ou daquele e só por isso, na covardia, os agridem. Grupo batendo em uma pessoa só não é um grupo de homens, é um grupo de moleques covardes. Só que eu estou falando de casos de exceção. Até porque hoje em dia nas arquibancadas, representando facções de elite modeladas pelo próprio clube Fluminense, é feio e deselegante vaiar o time. Nesse caso, tratam-se de torcedores ventríloquos dos dirigentes e estranhos ao esporte. Não fazem ideia de quantas vaias já deram títulos a seu clube, assim como os aplausos e incentivos.

Vencer o Sport por 4 X 0 hoje não significa absolutamente nada em matéria de caráter e responsabilidade profissional. No meu modo de ver e julgar, o Fluminense fez corpo mole nos últimos jogos. Com exceção de 2 ou 3, como Conca, este um caso à parte. E quem faz corpo mole jogando num clube da tradição do Fluminense, ou qualquer outro do mesmo porte, não pode ser considerado um profissional merecedor de respeito por parte da crítica e da torcida. Volto a dizer, a vitória sobre o Sport só prova que você, Fred, só busca bola quando quer, e que mais alguns, só se empenham quando acham que devem, quando seu mentor, que é o próprio Fred, dá o tom, ou quando os ventos da direção do clube apontam para o lado desejado.


Boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário